sexta-feira, 29 de maio de 2009

Bicentenário de CHARLES DARWIN


Este cartoon fez parte da Exposição de Cartoons comemorativos do duplo centenário de Charles Darwin nas X Jornadas de Biologia Aplicada e que se realizou de 22 a 25 de Abril de 2009 no campus de Gualtar da Universidade do Minho, Braga.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

A LIBERDADE É UM RISCO



Cartoon incluído na exposição organizada pela FecoPortugal e pela Amnistia Internacional, A Liberdade é um Risco patente na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, (Telheiras, Lisboa) de 3 a 30 de Maio.

António Santos na ESA


No dia 25 de Maio decorreu na ESA, por iniciativa da Professora Fátima I. Araújo, uma sessão com o Cartoonista, António Santos.
Os alunos dos 10ºs anos (CT2, AV, CT6) ouviram atentamente as explicações do Artista: do esboço ao trabalho final há um árduo processo de aperfeiçoamento, de registo minucioso dos traços simultaneamente físicos e psicológicos do(s) protagonista(s) reinventado(s) no cartoon.
O cartoon é multifacetado: alia o humor, a irreverância à sátira socio-política. Santiago ou, simplesmente, António Santos brindou a plateia com a contemplação de inúmeros cartoons. No seu cartão de visita pode ler-se: “Santiago: designer gráfico, ilustrador, caricaturista, cartoonista, artista plástico, professor, pintor, desenhador, prestador de serviços, radiologista da sociedade, carrasco capaz de resolver toda a espécie de cruzadexes no cavalete, etc.”
Este Cartoonista adopta a Arte (ou será adoptado por ela?) na sua função maior: desvelar os males enraízados na existência humana. E é esta irreverência que anima (dá alma) este Artista, metamorfoseando-o num ser profundamente Interrogativo e Interventivo.» texto e fotos gentilmente enviados pela Minha Colega e Amiga, Elsa Cerqueira.
-----------------------------------------------------------------------
E assim se fez Educação com E "grande", na Escola Secundária/3 de Amarante! Destaque para a magnífica caricatura da Ministra da Educação... e os ovos!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Prisioneiro apanhado no Irão!


Este cartoon foi elaborado em 2002 e fez parte do IV Portocartoon, como resposta ao tema «Ecoturismo», organizado pelo Museu de Imprensa do Porto. A 20 de Maio de 2009 estava eu a navegar pelas águas Iranianas e de repente surge-me o cartoon! Fiquei radiante ao revisitá-lo! Trata-se do Daily Cartoon inserido no «the first information center of Iranian Cartoonists of the web».

quinta-feira, 21 de maio de 2009

SANTIAGU NO MUSEU MUNICIPAL CARMEN MIRANDA


A exposição de caricaturas e cartoons intitulada «Humor de Santiagu» foi inaugurada a 29 de Abril e terminará a 22 de Maio no Museu Municipal Carmen Miranda, Marco de Canaveses.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

PAPA BENTO XVI


- Estou aqui para permanecer em silêncio diante deste monumento erguido para honrar a memória de milhões de judeus mortos na horrível tragédia do Holocausto - disse o Papa, ao realizar o seu principal compromisso do dia.