terça-feira, 27 de setembro de 2011

ARTES PARA ALIMENTAR CORPO E ALMA


A Sement`eira é um espaço cultural aberto a todos os que tenham  gosto pelas artes, desde a dos doces, vinhos, licores, conservas à de pintar, esculpir, tecer, escrever, desenhar, etc.

SANTIAGU EXPÕE NA SEMENT`EIRA EM ALFAMA

A Sement`eira fica situada na rua dos Remédios, na porta nº 38 em Alfama, um dos bairros mais típicos de Lisboa. O bairro de Alfama é considerado um livro de história viva, onde o passado se mistura com o presente.

POSTAL ILUSTRADO

A 27 de Agosto Santiagu sai do postal ilustrado, com uma experiência riquíssima, guardando desde as expressões às mais variadas reacções do público. Foi com grande sentido de responsabilidade, que se especializou em prestador de serviços, com trabalho mecânico, para uns, indiferente, para outros, visto como um observador, um espião, resolvendo toda a espécie de cruzadexes no cavalete! Como pano de fundo, a Casa da Calçada, com vistas panorâmicas para o rio Tâmega, construída no séc. XVI para ser um dos principais palácios do Conde do Redondo. Foi durante as invasões francesas um albergue dos comandos aliados, tendo desempenhado um papel essencial na defesa de Amarante e da estrada de acesso ao Porto. No entanto, ao terceiro dia de batalha, o edifício foi destruído pelo fogo.

CONFISSÕES DE SANTIAGU FRENTE A S. GONÇALO

 Entre Julho e Agosto, voltado para a igreja de S. Gonçalo, ao lado do café-bar, erguia-se um cavalete em contorções provocadas por movimentos de traços a grafite. A mancha humana de boné preto que se vislumbrava e responsável por esses atos não era desconhecida dos transeuntes! A Igreja de São Gonçalo foi fundada por S. Gonçalo de Amarante.  Em 1540, foi transformada num grande mosteiro com a construção de um convento dominicano em honra de S. Gonçalo. com a autorização e ajuda de D. João III e de sua mulher, a Rainha D.ª Catarina.
A edificação da Igreja e do Convento terminou na época de Filipe I, antes de 1600. A construção do pórtico e da Varanda dos Reis iniciou-se a 12 de Outubro de 1683. Na Varanda dos Reis estão representados  D. João III, D. Henrique e D. Filipe I. No Pórtico estão representados Nª Sª do Rosário, S. Pedro Mártir, São Gonçalo, S. Thomas, os bustos de S. Paulo e S. Pedro, S. Francisco e S. Domingos.