domingo, 6 de maio de 2012

«Dalai Lama» de Santiagu na Bolívia

      O PortoCartoon-World Festival esteve patente de 10 a 22 de Abril, no Manzana Uno Espacio de Arte, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, com uma exposição sobre “Direitos Humanos no Humor Mundial”. Trata-se de uma selecção dos melhores trabalhos do concurso de 2008, subordinado ao tema dos ‘direitos humanos’ e ganho por Augusto Cid, com “A Chama Olímpica”.
      Além do desenho vencedor, estarão também patentes as menções honrosas, como a caricatura de “Dalai Lama”, feita por Santiagu (António Santos), entre outros de artistas do espaço ibero-americano, num total de 50 obras. Os desenhos expostos pretendem alertar, com humor e sátira, para a contínua violação dos Direitos Humanos em pleno séc. XXI. São alguns dos melhores trabalhos selecionados pelo Júri Internacional do PortoCartoon, presidido por Georges Wolinski (França), um dos mais credenciados cartunistas da actualidade. 
      Através do humor patenteado na mostra, o Museu Nacional da Imprensa, organizador do PortoCartoon, pretende reforçar a multiculturalidade que faz parte da própria natureza do festival, como ponte entre culturas, países e regiões. Recorda-se que o troféu do PortoCartoon é precisamente uma ponte desenhada pelo premiado arquitecto Siza Vieira, na altura em que a cidade do Porto foi também designada “capital do cartoon”.
       Depois de Santa Cruz, a exposição irá para a cidade de Cochabamba e terminará na capital, La Paz.

Sem comentários: