terça-feira, 1 de maio de 2012

Menção Honrosa para Santiagu no XlV Portocartoon


Santiagu venceu pela quinta vez uma Menção Honrosa no XIV PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, e subordinado ao tema "Ricos, pobres, indignados".
Desda vez tratou-se da caricatura do pintor e escultor português, nascido em Lisboa,  a 10 de Janeiro de 1926. Foi um dos principais cultores do Neo-Realismo na pintura portuguesa, de 1945 a 1957, seguindo por outros caminhos, em épocas posteriores. A sua obra mais famosa da fase neo-realista é O Almoço do Trolha.
A qualidade dos trabalhos, levou o júri internacional a atribuir ainda 12 Menções Honrosas a artistas de diferentes países: Bélgica, Brasil, China, Espanha, França, Irão, México, Portugal, Reino Unido, Sérvia, Síria e Ucrânia.
           Em apreciação estiveram cerca de duas mil obras, de centenas de artistas, oriundos de todos os continentes. O Irão é o país com mais participantes (66) e trabalhos: 255. Segue-se o Brasil, a China, Portugal e Roménia.
Com esta participação, o Portocartoon cimenta o seu lugar no pódio dos concursos internacionais de humor e reforça a pertinência da classificação do Porto com o 'capital do cartoon', atribuída em 2008.

Sem comentários: