terça-feira, 22 de maio de 2012

Sete perguntas a Santiagu


http://www.correiodoporto.com
Paulo Moreira Lopes

É um caso raro. Migrou ao contrário, ou seja, do litoral para o interior. Enquanto os demais saturavam no trânsito ele voava em direção à terra de Pascoaes e Souza-Cardoso. Com o lápis na mão transforma-se: tanto pode ser um engenheiro social como um carrasco. E transforma também (pode ler-se: tão bem) os outros. Ou será que os deforma? Os prémios dizem que não. Eles, os radiografados, são de todos os lados. Ele, o autor, andou e anda por muitos lados, mas é no papel que tem o seu domicílio profissional.
 
1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)? 
Nasci a 7 de Novembro de 1968, na freguesia de Arcozelo de Vila Nova de Gaia.
2 – Atual residência (freguesia e concelho)?
Atualmente, resido em Gatão, na cidade de Amarante.
3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?
 Escola Primária do Morangal em Arcozelo; Escola C+S de Arcozelo; Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira e Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida em Espinho; Escola Secundária Soares dos Reis do Porto e Faculdade de Belas Artes do Porto.
4 – Formação académica?
Licenciatura em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes do Porto.
5 – Atividade profissional?
 Professor de Educação Visual na Escola E.B. 2/3 de Toutosa do Marco de Canaveses, Ilustrador, Caricaturista, Cartunista...
6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho artístico por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)? 
Sou uma configuração do meio e da sociedade dos quais faço parte, isto é, ao entrar em confronto com o papel com a ajuda da eloquência do lápis, ao caricaturar ou «radiografar» as pessoas e a sua envolvência, tornei-me num observador e espião, numa espécie de Engenheiro Social e, às vezes, num Carrasco, capaz de resolver toda a espécie de cruzadexes no cavalete, etc.
7 – Endereço na blogosfera para o podermos seguir?

Sem comentários: